Vitória lança o 1º Chamamento Público do LUV: um Laboratório Urbano Vivo para transformar a cidade em um espaço de inovação

Hoje participei do lançamento do Chamamento Público nº 01/2025 do LUV – Laboratório Urbano Vivo de Vitória, um evento que marca um novo capítulo para o ecossistema de inovação da capital capixaba.

O encontro aconteceu no Centro de Inovação de Vitória em Goiabeiras, prédio que carrega um simbolismo curioso: foi construído para ser o primeiro espaço do então Parque Tecnológico de Vitória, e hoje abriga a Companhia de Desenvolvimento de Vitória, CDTIV, o LUV e, temporariamente a TecVitória, enquanto sua sede em Itararé passa por reformas.

O passado, o presente e o futuro da inovação na cidade se encontram nesse lugar, carregado de memórias e de possibilidades.

O que é o LUV?

O LUV nasce como um ambiente de inovação aberta, por meio da Gestão do Sandbox Regulatório, coordenado pela Prefeitura de Vitória e pela Secretaria de Planejamento (SEGES), em parceria com a Ikone Global, Instituto de Inovação de Recife. Mais que um espaço físico, trata-se de um laboratório urbano, um campo de experimentação em ambiente com desafios reais.

Na sua primeira chamada, o LUV abre espaço para projetos que atuem em dois grandes desafios:

1. Transformação urbana sustentável, com soluções baseadas na natureza, arborização, desenho urbano e zeladoria participativa.

2. Melhoria da jornada do cidadão nos serviços públicos, com foco em transformação digital, uso de dados, inteligência artificial, acessibilidade e eficiência no atendimento.

Esses desafios não são apenas temas técnicos: são convites a repensar como queremos viver em Vitória, como podemos torná-la uma cidade, mais conectada, sustentável e inclusiva.

    Como funciona o chamamento

    O edital traz um formato inovador que poucas cidades estão experimentando. Serão selecionadas até 10 projetos que receberão R$ 10 mil cada para validação inicial e prototipagem. Dessas, quatro avançarão para uma segunda etapa, recebendo até R$ 100 mil cada para estruturação de times e desenvolvimento de protótipos demonstráveis.

    Podem participar pessoas físicas, jurídicas, OSCs, unidas em consórcios ou não, com ideias em diferentes estágios de maturidade. O processo inclui mentoria contínua, fóruns de cocriação pelo Discord), acompanhamento por gestores municipais e acesso a bases de dados e normativas do município.

    Mais que financiar projetos, o LUV busca ativar o ecossistema: estimular que ideias saiam da gaveta, que pesquisadores encontrem espaço de aplicação, que empreendedores testem suas soluções em contexto real.

    O significado para Vitória

    Vitória busca se toranr referência quando o assunto é inovação, mas, como toda cidade, precisa atualizar sua forma de se conectar com o futuro. O LUV representa essa expectativa de atualização: um espaço de confiança, experimentação e colaboração.

    Durante o evento, ficou evidente o desejo de transformar o município em um ambiente que seja capaz de criar soluções colocando o cidadão no centro do processo. A capital tem limites territoriais que a impedem de crescer em extensão, mas pode crescer em inteligência, sustentabilidade e qualidade de vida.

    Ao lançar o LUV, a Prefeitura de Vitória, por meio da SEGES, e em parceria com a Ikone, sinaliza um compromisso: abrir suas portas para a inovação, convidando startups, pesquisadores, cidadãos e empresas a cocriar políticas públicas e serviços mais eficientes.

    Ponto de reflexão

    Como pesquisadora do ecossistema de inovação e como alguém que acompanha de perto os ecossistemas de inovação, vejo o LUV como um marco. Pela metodologia, mas também pelo simbolismo de nascer em um espaço histórico da inovação capixaba que também precisa ser ocupado. E se for com projetos que vão melhorar os serviços públicos e a vida das pessoas, ainda melhor.

    O LUV é também um lembrete de que a inovação não acontece sozinha: ela exige encontros, riscos, confiança e a coragem de experimentar, mesmo quando há desconforto, como lembrou um dos gestores na abertura.

    Vitória tem tudo para transformar esse laboratório em um ciclo de prosperidade, onde desafios urbanos se tornam oportunidades de negócio, soluções se tornam empresas, e cidadãos se tornam protagonistas.

    E, nesse movimento, todos nós que acreditamos em inovação como caminho de desenvolvimento somos convidados a participar.

    Desejo sorte e resiliência aos gestores que estão conduzindo essa iniciativa, na expectiva para que ela se torne referência para os demais municípios do Espírito Santo e também para o Brasil, como tem feito as prefeituras de Recife, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu!

    Mais informações: acesse o site do LUV, acesse: https://luv.vitoria.es.gov.br/oportunidades

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *